quarta-feira, 20 de março de 2013

Home Management Binder

Para quem não sabe, é um dossier que algumas americanas usam para conseguirem uma boa gestão/organização/administração da casa. Acho que é mesmo isto que estou a precisar. Se googlarem encontram muita coisa, inclusivé modelos de formulários para imprimir. Eu estou a produzir os meus, depois prometo partilhar.
Há quem, para se organizar, utilize outros materiais: control journal (sistema fly), comando central como no blog Aqui pelo campo.
Já tentei usar o control journal, mas nem consegui acabar de construí-lo. Vou agora tentar este.
Em todos eles, a minha maior dificuldade é decidir quais os itens que deve conter. Depois de uns dias a ler por aí, decidi que a estrutura do meu será assim.

  1. família e escola
    1. dados pessoais de todos os membros
    2. dados dos animais
    3. horários e calendários escolares
    4. dados da escola
    5. passwords pessoais
    6. cópias de documentos
  2. casa
    1. tarefas diárias, semanais, mensais e bi-anuais/anuais
    2. inventário da casa
    3. dados do carro e seguro e cronograma de manutenção do carro
    4. dicas domésticas gerais
    5. inventário da casa (electrodomésticos, equipamento)
    6. manutenção dos carros
    7. dados de serviços (login e passwords de acesso, nº contrato…)
  3. refeições e ementas
    1. menus semanais
    2. inventários da despensa e frigorífico
    3. comparação de preços
    4. lista de compras
    5. lista de ideias para refeições
    6. receitas para experimentar
  4. dinheiros e finanças
    1. contas a pagar
    2. extratos bancários
    3. orçamento e lista de despesas
    4. informações bancárias (contas, acessos, cartões de débito)
    5. informações sobre seguros
    6. inventário de mealheiros
    7. documentos do carro
    8. recibos para IRS
    9. débitos directos
  5. saúde
    1. dados das seguradoras
    2. inventário da farmácia
    3. registo consultas e exames dos membros da família
    4. registos consultas e exames dos animais
  6. contactos
    1. família
    2. serviços
    3. médicos
    4. amigos
    5. escola e actividades das miúdas
Acham que falta alguma coisa? 
Imagem retirada daqui

domingo, 10 de março de 2013

Trabalhos de fim-de-semana

O fim-de-semana vai ser passado à volta disto. Depois mostro o resultado.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Destralhar #3 - Dia 7

Ontem, ataquei a caixa que mostrei no post de ontem e que mais me assustava devido ao tamanho. Mas era só fogo de vista. A maior parte da caixa estava ocupada com outras caixas... vazias.
Estes foram os objectos que foram direitinhos para o lixo/doar/vender. Canetas e marcadores secos, pistola de cola quente que não funciona.
Hoje estive a ler um post antigo da Cristina em que no final de destralhar o material de escrita do escritório, ela diz:

"Esta manhã estava a escrever com a lapiseira e apercebi-me que esta não estava a funcionar correctamente. Acto instintivo: colocá-la no copo e pegar num lápis.
Não se preocupem, a esse momento seguiu-se a reflexão - se não funciona tem de ir para o lixo. E assim, de uma assentada, tive duas revelações: destralhar não é uma actividade momentânea, mas um hábito que se incute ainda há esperança que o vou adquirir. "


De facto é mesmo isso, para evitar estas doses de destralhanço compulsivo, o melhor é adoptar novos hábitos e não guardar tudo o que avaria.
Vou tentar

quinta-feira, 7 de março de 2013

Destralhar #3 - Dia 6

Mais um dia, mais uma caixa. 

Fui tirando, e fui logo separando - para guardar e para deitar fora/doar. No final a caixa ficou assim.

É uma satisfação. O que tinha lugar, foi guardado onde devia. O que não servia para nada (nem para reutilizar) foi para o lixo, ou seja, tudo o que está na foto abaixo.

A próxima caixa a ser atacada será esta. Nem vos mostro o tamanho. :)


Destralhar #3 - Dia 5

Como prometido, aqui estou eu a dar notícias da caixa do post anterior. Na 3ª feira, o resultado final foi o previsto - pouca coisa fora.. A maioria das coisas guardei para reutilizar em trabalhos da escola.

Os CD de software ficou numa pasta, ainda tenho que seleccionar melhor pois desconfio que tenho lá cd de equipamento que já não tenho. 

 Ainda fui a uma armário, onde tinha uma série de caixas vazias.

Acabei por guardar a maioria das coisas, e só isto é que foi para o lixo/reciclagem/doar. Atenção que aquelas disquetes ali são para aproveitar para fazer mais uns bloquinhos destes.

Passei tudo para uma estante aberta, enquanto não organizo melhor o armário onde quero que esta tralha fique. Do lado esquerdo ficaram as caixas vazias de CD e DVD. Aquela caixa às riscas tem cd e dvd que tenho que ver o conteúdo antes de deitar fora (ou não). Do lado direito ficaram os CD para reutilizar e atrás os cd de software de miúdas.

terça-feira, 5 de março de 2013

E o desafio continua

Hoje o destralhanço é dedicado a mais uma caixa do escritório/atelier.
neste momento estou às voltas com o conteúdo desta caixa. Ou é de mim ou não irá muita coisa fora. Depois dou notícias.

As minhas receitas do dia a dia

Quando em 2011 fiz a minha dieta radical (mas acompanhada por um nutricionista), passei os 2 meses e meio que durou, a experimentar receitas novas.
Contra-senso? Talvez para a maioria das pessoas, mas para mim não. Deliciava-me a cozinhar (e a cheirar e sem nunca provar) variadíssimos pratos. Nessa altura, comecei a recorrer ao Google amigo a pesquisar novas receitas e diga-se de passagem, correu muito bem (e continua a correr).
A Sara pretende fazer mais refeições de peixe. Aqui em quase (à excepção do fim-de-semana) comemos tantas vezes carne, como peixe. Confesso que não sou grande adepta de peixe cozido  por isso procuro sempre algumas coisas um pouco mais diferentes, mas simples. Confesso que às vezes, além das palavras "receita" "peixe" ou "carne", também escrevo no google "rápido" e "fácil", do género "bacalhau com broa rápido". :D
A pedido da Sara, vou tentar pelo menos umas vez por semana, deixar aqui algumas das receitas de peixe que faço cá em casa. Não prometo que sejam todas saudáveis, mas a verdade é que já parei a dieta em Novembro de 2011 e mantenho o meu peso e sem me matar no ginásio (aliás, sem me matar em sítio nenhum, mas isso vai ter que mudar).
A primeira que vou apresentar é a que fiz no sábado passado. Foi a primeira vez e adorei. Comprei salmão (ainda bem que comprei para mais uma refeição) aproveitando o desconto do continente.
Normalmente o salmão enjoa-me e enche-me rapidamente. Mas desta forma fica simplesmente divinal e nada enjoativo. 
A receita foi retirada daqui.


Tempo de Preparação: 25 min.
Quantidade: 4 porções
Ingredientes
4 postas de salmão
3  colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de orégãos
1 colher de  sobremesa de manjerona (não tinha coloquei mangericão)
2 dentes de alho esmagados ou 1/4 de colher de chá de puré de alho
1 colher de chá de raspa de limão
Sal e pimenta q.b
1 limão, partido em quartos para espremer sumo sobre salmão grelhado (opcional)

Preparação
1. Numa tigela misture todos os temperos.
2. Coloque os lombos de salmão numa travessa e unte os lombos com a mistura. Deixe o salmão marinar à temperatura ambiente durante 15 minutos.
3. Aqueça bem o grelhador. Pode utilizar um grelhador de fogão, um grelhador a carvão ou um grelhador com resistência eléctrica. Eu utilizei um grelhador eléctrico.
4. Depois de bem quente coloque o salmão no grelhador. Grelhe de um lado durante 2-3 minutos. Volte o peixe com cuidado e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos. o Tempo total de cozedura não deve ser mais de 7-8 minutos, talvez menos, dependendo da temperatura do grelhador. O salmão deve ficar firme, mas não muito rijo ao toque.
5. Sirva de imediato acompanhado com 1/4 de limão.

Fonte: Kalyn?s Kitchen.
Fotos: Susana B.

Na fotografia está um lombo de salmão, eu fiz com postas mesmo, abertas e fechadas. Acompanhei com batatas cozidas.

Bom apetite



segunda-feira, 4 de março de 2013

A preparar...

mudanças por aqui. ;)

Imagem retirada daqui

Destralhar #3 - Dia 4

Mais uma caixinha, mais um destralhanço.
Aqui pelo escritório/cave optei por recolher tudo que andava espalhado e coloquei em caixas. É mais fácil, pegar o touro pelos cornos, ou neste caso, pegar numa caixa de uma só vez. Acho que consigo despachar as coisas mais depressa. Coloquei três caixas no chão: uma com coisas das miúdas, outra com objectos que não são da cave, e outra com coisas que quero guardar (tralha que não serve para nada, mas com valor sentimental).
O trabalho é muito mais rápido, pelo menos para mim. Pouso a caixa em cima da mesa de trabalho da cave, e conforme vou tirando, vou arrumando/catalogando.
Esqueci-me de fotografar a caixa antes, mas para a próxima prometo fazê-lo. É uma sensação de leveza quando a caixa acaba assim.
Hoje os objectos que foram destralhados foram poucos mas consegui cumprir e isso é o mais importante.
Bom destralhanço

Sabe tão bem organizar!

Isto de organizar a tralha tem as suas vantagens.
Estava em convencida que o prazo de validade do meu DIU tinha terminado em Janeiro quando, ao arrumar uma data de cartões que estavam todos ao monte, encontro o cartão do aparelho.
Hehehe, afinal o prazo só termina em Dezembro. Fico mais descansada.
É tão bom quando já pensávamos que tínhamos que gastar urgentemente uma pipa de massa e afinal, podemos esperar mais uns meses. :)

Destralhar #3 - Dia 3

Ontem, depois de uma barrigada de arroz de sarrabulho (que eu adoro) ao almoço, consegui ainda (não sei como, no final da tarde, destralhar mais qualquer coisita.
Peguei então na caixa das pinturas faciais (adoro fazer, um dia destes mostro algumas que já fiz), e tirei tudo o que podia para fora.
Decisão: tudo para o lixo. A maioria das pinturas já tem anos. Neste momento tenho outras tintas, muito melhores, e estas já não uso. Guardei só dois lápis pretos e uma afia, e o resto meti num saco plástico e foi direitinho para o caixote do lixo.
Neste momento uso as tintas da marca grimas que adoro. Funcionam como aguarela, e que depois de secaram não sujam nada e podemos passar a mão por cima sem sujar (com algum cuidado, claro, nada de coçar a cara de forma bruta).
Esta é a caixa que tenho agora para as pinturas faciais (faltam os pincéis que estão a lavar).
A caixinha de paté é para encher com água (ou levar) caso seja necessário.
Tenho agora um problema: a caixa antiga. Alguns lápis derreteram (a caixa deve ter ficado algum tempo no carro durante o Verão) e ficaram colocados à caixa. Vou ter resolver o assunto. A estado dela é o que se vê abaixo. Tudo o que não é transparente, é a pasta formada pelo "derretimento" dos ditos lápis. Um nojo!
Bons destralhanços

domingo, 3 de março de 2013

Destralhar #3 - Dia 2

Ontem não houve muito tempo para destralhar, e por isso a visita ao escritório/atelier foi rápida. Muita roupa para lavar, participar na manifestação, o tempo não esticou.
Encontrei numa gaveta estes cinco mini-discs (eu nunca tive um leitor), que comprei recentemente, a pensar que eram CD pequenos. Dah!!!
Mais uma coisa para doar/vender.

Bons destralhanços

sexta-feira, 1 de março de 2013

Destralhar #3 - Dia 1

Pois bem, já ontem tinha dito que este mês será dedicado ao escritório/atelier. Quero mesmo pô-lo impecável para começar a fazer as minhas coisas lá e não na sala nem na varanda (por muito agradável que ela seja).
Decidi começar pela papelada pois no próximo mês começa a entrega do IRS online (hoje começou a entrega em papel).
Hoje acabei o que tinha começado ontem e ainda peguei ainda numa pequena pasta com cartões. havia um pouco de tudo: centro de saúde, contribuinte, BI (tudo substituído pelo cartão de cidadão), cartões de fotocópias, bilhetes de teatro???, cartões de marcação de consultas, um sem fim de tralha.
Tudinho para o lixo. Os de papel já foram destruídos,
os outros tenho que os partir (34).
Mais uns tantos directamente para o lixo (7).
Estes são para guardar, uns de recordação, outros que
poderão fazer falta pontualmente. A carteira por baixo
 tem separadores, e é lá que vão ser guardados
por categoria.
Estes ficam pendentes nos assuntos a resolver - cartão
matriz bloqueado, contacto da galp para pedir cartão,
verificar os da Staples (tenho novos).
Cartões de visita e de marcações de consultas (com
contactos dos médicos). Vou passar para os meus
contactos do gmail e depois... lixo com eles.
A minha grande amiga da tarefa de hoje - uma destruidora
de papel. Tudo o que não era de plástico passou por aqui.
Contas feitas foram muito mais de 3 objectos hoje - 41 para ser mais preciso. Não vou contabilizar os que aguardam resolução. Quando resolver, vão para o lixo, e pronto.


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